O que é uma startup? Quais suas características?

O que é uma startup? Quais suas características?

Nubank, Uber, Ifood…todas essas empresas são startups! Mas você sabe o que significa esse termo? 

De um modo geral podemos dizer que uma startup é a definição para uma empresa que possui um modelo de negócios com as seguintes características: 

  1. Repetível → consegue entregar o mesmo produto em escala 
  2. Escalável → consegue crescer rapidamente sem que isso influencie no seu modelo de negócio

A Associação Brasileira de Startups (Abstartups), tem outra boa definição para esse tipo de empresa: 

Startup é uma empresa que nasce a partir de um modelo de negócio ágil e enxuto, capaz de gerar valor para seu cliente resolvendo um problema real, do mundo real e, para isso, usa tecnologia como ferramenta principal.

Conseguiu entender?

Este é um tipo de empresa que cresce cada vez mais no mundo todo e o Brasil não fica atrás na corrida por soluções inovadoras. 

Segundo um levantamento da Cortex realizado em 2022, o Brasil tem 11.562 startups ativas no país! Já em 2021, 11 startups brasileiras tiveram o valor de mercado acima de US$ 1 bilhão (ou seja, no vocabulário de inovação, se tornaram unicórnios). Muitas delas você certamente conhece: Hotmart, Madeira Madeira, Mercado Bitcoin, dentre outras. 

Porém antes de se tornar um unicórnio, uma startup passa por várias etapas que não devem ser deixadas de lado para que o negócio cresça de forma sustentável. 

Depois de ter um produto criado, toda startup deve passar pela fase de validação. Nada mais é que a fase de testes em busca de comprar se sua ideia/produto é viável no mercado e se soluciona o problema do seu público. 

No mundo das startups a forma utilizada para validar o produto é chamada de MVP – Mínimo produto Viável. O objetivo é testar uma solução e ajudar a entender o que o cliente alvo realmente deseja, gastando o mínimo possível.

Após a comprovação que o produto realmente atende o público alvo da startup, é hora de captar investimento. 

Em startups em início de operação, muitas vezes esse aporte é feito por um  investidor-anjo que são empresários ou executivos experientes, que agregam valor para o empreendedor com investimento financeiro, além de conhecimento, experiência e rede de relacionamentos. Podemos dizer que ele atua também como um mentor ou conselheiro.

Viu só? As startups já são uma realidade e já movimentam milhões de reais na economia global! Por isso, vale a pena ficar por dentro das transformações e impacto que este ecossistema tem causado. 

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e que tenham surgido muitas ideias para começar a planejar a sua startup de sucesso.

Agora que você já sabe o que é uma startup e quais as suas características, continue nos acompanhando aqui no blog da Overdrives para conferir mais temas de inovação. 

Assine também a nossa newsletter para ficar por dentro do nosso programa de aceleração. A #OverNews é uma iniciativa na Overdrives! Queremos estar mais próximos das(os) empreendedoras(es) de startup que podem ter nosso apoio para um desenvolvimento consistente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *